quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Como ensinar o bebê a dormir

Parece engraçado, mas é verdade: os bebês não sabem dormir. Para eles, o sono é uma sensação esquisita! Olho pesado, cansaço, irritação. É só pensar como nos sentimos quando estamos cansados e com muito sono depois de um dia inteiro de trabalho. Só que nós adultos sabemos que é só dormir que melhora :)

Os bebês não sabem disso e precisam ser ensinados. Com o tempo eles vão entendendo que aquela sensação estranha melhora quando dormem e acordam descansados. Bebê que dorme bem, cresce bem e é bem humorado!

Vou contar aqui os métodos (experimentais e muito engraçados!) que aplico com a minha filha (com sucesso até o momento).

Bom, primeiro de tudo: o neném não sabe a diferença entre dia e noite. Quando nasce, ele mantém o padrão de sono e alimentação muito parecido com o que tinha dentro da nossa barriga. Dorme e come em intervalos muito curtos. Aos poucos vai aprendendo que pode se alimentar um pouco mais e assim dormir um pouco mais (com a barriga cheia), porque neném com fome não dorme, né?

Para ensinar minha filha que a noite é o período em que ela (e todo mundo) deve dormir, uso atitudes muito simples, mas muito importantes, e que a maioria das pessoas simplesmente não percebe.

1 - O bebê acorda com fome e precisa ser alimentado. Parece brincadeira, mas já ouvi uma mãe perguntar se devia amamentar o filho quando acordava com fome ou se podia "enrolá-lo" com a chupeta. Não! Alimente-o. Ele aos poucos vai ter capacidade de ingerir mais leite e dormir mais tempo com a barriguinha cheia. No começo ele realmente irá acordar em intervalos curtos mas em poucos meses isso irá melhorar.

2 - Mantenha o ambiente com luz fraca. Se precisar trocar a fralda, faça o possível para não aumentar a luz e não estimular o bebê.

3 - O mais importante de tudo: Não brinque com o bebê durante a madrugada. Muitas mães não percebem que, ao brincar, conversar e sorrir para o bebê durante a madrugada, estão ensinando o filho que ficar acordado à noite é legal e divertido. Ou seja, se você interagir com ele, ele vai aprender a sempre acordar de madrugada para curtir esse momento de diversão, quando na verdade o que você quer é que ele aprenda que a madrugada é um momento para dormir (ele e você).

Quanto menos você falar (com ele ou qualquer outra pessoa que esteja no quarto), melhor. Tente não corresponder a sorrisos. Sei que é difícil, pois um sorriso da pessoa que mais amamos no mundo é irresistível, mas pense que você está ensinando seu filho. Se achar que não tem autocontrole suficiente para não sorrir de volta, evite olhar nos olhos dele. Minha filha uma vez me deu um lindo sorriso (lindo mesmo!) às 4h da manhã. Consegui resistir e foi duro ver a carinha dela ao não ser correspondida. Mas ela foi recompensada com um "bom dia!!!" muito animado às 6h, quando o dia já clareava e entendeu que aquele sim era o momento de acordar e brincar com a mamãe.

4 - As crianças aprendem imitando. Fato. Tudo que fazem é através da observação. Eles imitam o que fazemos e, ao experimentar, entendem como funciona. Nos primeiros 3 meses eu ninava minha filha no colo, balançando um pouco, dando tapinhas ritmados (como um tic-tac do relógio) e fazendo um barulhinho de shiiiii quando ela estava muito agitada ou cantando sempre a mesma musiquinha. Depois que dormia, eu a colocava no bercinho. Mas depois do 3o mês achei que ela já seria capaz de começar a aprender a adormecer no berço.

Passei então a começar o processo ninando, e quando ela já estava relaxada (mas ainda acordada), dando umas piscadas mais longas, eu a colocava no berço. No início, ela estranhou, é claro! Mas eu continuava fazendo o shiiiiii e dando tapinhas ritmados nela (para continuar aquele "mantra" do soninho que ela já conhecia). Então ela me olhava e não sabia o que fazer dentro do berço. E agora??

Foi então que passei a mostrar a ela o que fazer. Eu olhava nos olhos dela e começava a fechar os meus olhos, como se eu estivesse com sono. Fiz isso algumas (muitas!) vezes, e ela começou a me imitar. Até hoje faço isso e vejo que ela entende - é... mamãe não vai brincar, está com sono, o quarto está escuro, está de noite... acho que vou dormir também :).

Funciona! E funcionará mais ainda se isso for feito dentro de uma rotina simples, que relaxe o bebê antes da hora de dormir. Mas isso é tema para outro post...

Até lá!

Um comentário:

  1. Pior que é isso mesmo, resistir aos impulsos de sorrir, falar e brincar... hora de dormir é hora de dormir! Pedro dorme 12 horas desde os 8 meses! Uma benção!!!!!!!!!!!
    Beijos
    PS: AMEI o blog!

    ResponderExcluir