quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Gripou... E agora?

Dizem que criança que mama só no peito não fica resfriada ou gripada. Pois é, minha filha não tinha gripado até então. Mas... muita gente gripada por aí, tempo maluco que esquenta e esfria, vento e tal... Acabou ficando doente. :(

Não sei bem se é gripe ou resfriado, mas os sintomas são:

- nariz entupido com coriza
- espirros
- tosse

Os olhinhos ficam com lágrima, meio avermelhados... A neném tem dificuldade para dormir, acorda gritando e chorando muito. A minha, de tão incomodada com a pressão na cabeça, fica puxando a orelha enquanto chora. O que fazer?

Para dormir, descobri que colocar um saquinho aquecido na orelha ajuda muito porque relaxa o tímpano e a criança se sente aliviada e mais acalentada. Esse calor lembra a sensação do colinho quentinho da mamãe. No meu caso, uso um ursinho de pano recheado de sementes de linhaça. É só colocar 30 segundos no microondas e ele fica numa temperatura não muito quente para o bebê. Esses saquinhos são ótimos e sei que existem também outros com diversos tipos de semente, como erva-doce, por exemplo. Além de aquecer, eles exalam um cheirinho que acalma o bebê.

Para melhorar a respiração, a pediatra indicou soro fisiológico para lavar as narinas, além de descongestionantes. Um banho quentinho num banheiro com vapor d'água também ajuda bastante. Procure colocar o descongestionante antes de mamar para que o bebê não tente respirar pela boca enquanto mama (o que causa gases e, consequentemente, cólica).

O bebê precisa mamar e dormir bastante para se recuperar. Não se preocupe com a rotina habitual. Seu filho está doente e precisa repousar sem se preocupar com o horário de mamar, brincar e dormir. Deixe-o dormir o quanto ele quiser. Hoje, logo após o uso do descongestionante, minha filha mamou e dormiu por 2 horas. DUAS HORAS! Nunca antes ela tinha tirado uma soneca de 2 horas. Mas, ao acordar, ela mamou, fez muito cocô (estava relaxada, sem desconforto), e sorriu muito! É só pensar nos dias em que estamos gripados e só temos vontade de ficar deitados embaixo do edredom. Eles se sentem assim também!

Além disso, só mesmo ter paciência para esperar o organismo do bebê reagir e disposição para confortá-lo durante a noite, pois a posição deitada dificulta a respiração e eles acabam acordando muito e chorando bastante. Experimente levantar a cabeceira do berço colocando alguns livros embaixo do colchão ou um travesseiro antirefluxo (aqueles inclinados), para a secreção não chegar aos ouvidos e fazer muita pressão.

Boa sorte e melhoras para nossos bebês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário