domingo, 15 de setembro de 2013

O bebê não dorme no berço?

Pode estar faltando aconchego!

Assim que cheguei da maternidade apresentei a casa à minha filha, andando pelos cômodos e explicando cada ambiente. Depois disso quis logo colocá-la no berço para que ela tivesse o referencial de que aquele seria o quartinho dela.

Só que ao colocá-la no berço percebi que ela não tinha ficado nada confortável! Eu e meu marido nos olhamos e, rindo, pensamos: "isso não pode ser assim, a gente ta fazendo algo errado!" hahaha

Quando somos mães de primeira viagem passamos por cada situação! Fico imaginando como deve ser mais fácil no segundo filho, porque no primeiro a gente quebra a cara muitas vezes! :)

Vejam a foto da tragédia:


A gente tinha simplesmente colocado o lençol, o rolinho segura-bebê e pronto. Coitada da criança!!!!

É claro que o colinho era mais gostoso e acolhedor! O neném se sente mais seguro no colo, que tem o cheiro, a voz e o batimento do coração da mamãe. Mas será que é só isso?

Quando nasce, o bebê sai de um ambiente apertado, escuro e bem barulhento. De repente está num ambiente silencioso, claro e sem limite físico para se movimentar. Para que ele se sinta acolhido, precisamos recriar um ambiente o mais próximo daquele a que ele está habituado.

Por isso, começamos (com a ajuda das vovós experientes) a criar o que o meu marido chama de cockpit :)

Vejam a diferença!



Primeiro eu coloco mantas e edredons enrolados acompanhando as linhas laterais dos rolinhos, depois coloco uma mantinha por cima. Cuidado para não colocar objetos com os quais seu bebê possa se enforcar ou sufocar. O ideal são almofadas do tipo "soninho" para preencher os espaços. Uso também um travesseiro antirefluxo e livros embaixo do colchão para elevar bastante a cabeceira. E, por fim, preencho o resto do berço com um travesseiro meu, que fica no pé do bebê, para evitar que ele escorregue, já que o colchão está inclinado.

Minha filha adora!


No ínicio você pode também enrolar o bebê (técnica do swaddle), mas saiba que isso só funciona com recém-nascidos. Depois de 1 mês provavelmente seu filho ficará incomodado de ficar enrolado na manta. No começo funciona muito bem porque a criança ainda não tem controle sobre os movimentos dos braços e quando eles se movem ela se assusta.

Quando você deixar de enrolar seu filho na manta, ele certamente irá movimentar os braços e terá dificuldade para dormir. Nessas horas, basta segurar os braços dele (coloque sua mão prendendo os braços do neném contra a barriguinha dele) e ele conseguirá dormir. Mantenha a sua mão até que o bebê aprofunde no sono.

Boa noite de sono para você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário