terça-feira, 8 de outubro de 2013

Você sabe trocar fralda?

A cena é clássica: a mamãe (ou o papai) deita o neném de barriga para cima, abre a parte de baixo da roupinha e a fralda e, em seguida, levanta as duas perninhas do neném. Quem ja não fez isso?

Mas será que essa é a melhor forma de trocar a fralda de um recém-nascido?

Experimente tomar um milk shake de 500ml, depois deitar de barriga para cima e pedir para que alguém levante suas pernas até tirar seu quadril do chão. Já deu para imaginar o milk shake voltando, né? Imagine isso para um bebê cujo aparelho digestivo ainda é imaturo e que normalmente já golfa e tem problemas de refluxo?

Não parece nada legal... E é choro na certa, mamães!

Essa dica veio da pediatra da minha filha: em vez de levantar as pernas do neném, experimente rolá-lo para um lado e depois para o outro. Você limpará um lado de cada vez e evitará que seu bebê sinta desconforto.

Essa forma de limpar é ótima para recém-nascidos, que são leves e molinhos. Você aos poucos descobrirá alguns truques só seus.

Aqui em casa cada um troca do seu jeito, mas a técnica de rolar foi (e ainda é) muito importante principalmente nas trocas de fralda após a mamada. É claro que devemos evitar ao máximo deitar o bebê logo depois de mamar, mas você verá que mamar estimula o bebê a fazer cocô e fica difícil não trocar em alguns minutos porque ele fica incomodado com a fralda suja.

Como eu rolo minha filha na hora da troca, eu uso também um travesseiro antirefluxo no trocador, o que evita que ela fique 100% na horizontal. É claro que se você levantar as duas pernas o travesseiro irá piorar a situação porque fará com que a barriguinha do bebê seja mais comprimida ainda.

Uma dica para mamães que farão o enxoval nos EUA é comprar aqueles trocadores que têm as bordas laterais mais altas. Assim, o bebê tem um anteparo que dificulta que ele role para fora do trocador.

E a melhor dica de todas, que recebi da madrinha da minha filha: compre também essa "esteirinha" branca que fica por cima do trocador (veja na foto).


 Lá fora se chama changing pad liner. Ela é feita de tecido por cima mas com uma camada plastificada por baixo. Dessa forma, quando o bebê faz xixi ou cocô no trocador o líquido é absorvido por essa esteirinha e não faz a maior lambança. Trocadores tradicionais são feitos apenas de plástico e por isso o xixi ou cocô acaba escorrendo e sujando tudo. Com a esteirinha a sujeira é localizada e basta você trocar por uma esteirinha limpa, sem precisar tirar o forro do trocador todo. Ela pode ser lavada na máquina (se for cocô, antes de colocar na máquina, tire o excesso colocando de molho na bacia com água e sabão de coco). Vale super a pena comprar pelo menos 4 kits dessas esteirinhas.


Então, para mamães de primeira viagem, aí vai o roteiro da troca de fralda:

1- Deite o bebê no trocador de barriga para cima (tá fácil!). Separe uma fralda limpa e abra-a bem para que ela fique mais fácil de colocar.

2- Abra a parte de baixo da roupinha e leve-a para as costas do bebê rolando-o para um lado e para o outro bem suavemente, o suficiente para puxar a roupinha para fora da área da fralda.

3- Abra a fralda suja e segurando pelas perninhas, levante bem pouquinho o quadril do bebê para dobrar a fralda novamente embaixo do bumbum do bebê. Nesse movimento, aproveite a própria fralda para remover o excesso de cocô do bumbum.

4- Limpe a parte da frente (se for menina, atenção para o cocô que entra na "pepeca").

5- Role o bebê para um lado e limpe o lado do bumbum que ficou para cima. Tire a fralda suja já rolando o bebê para o outro lado (para que ele não encoste novamente na fralda suja).

6- Limpe o outro lado do bumbum e coloque a fralda limpa nessa parte. Ela entra meio inclinada, mas você irá ajeitar quanto rolar o bebê novamente.

7- Passe a pomada antiassadura sem exagero nas dobrinhas da virilha (não passe na genitália) e depois no bumbum (sempre nessa ordem para não levar bactérias do bumbum para a genitália).

8- Feche a fralda deixando uma folga de uns 2 ou 3 dedos entre a barriguinha e a fralda. Isso é importante para não comprimir a barriga do bebê quando ele levantar as pernas ou quando mamar novamente e a barriga ficar mais estufada.

9- Verifique se o elástico das laterais da fralda estão cobrindo bem as coxas do bebê, pois às vezes ele fica para dentro do bumbum e o cocô ou xixi acaba vazando.

Parece complicado mas não é!  Vejam como minha filha se diverte!


Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário